SENADO APRECIARÁ 22 MATÉRIAS NA PRÓXIMA SEMANA



O plenário do Senado apreciará na próxima semana 22 matérias, entre elas três propostas de emenda constitucional, dez projetos de renovação de funcionamento de emissoras de rádio e algumas indicações de embaixadores brasileiros e ministros de tribunais superiores. Das emendas constitucionais, deve ser votada em segundo e último turno, na quinta-feira (dia 18), a proposta que limita as imunidades de deputados e senadores.

Trata-se de um substitutivo que o senador José Fogaça (PMDB-RS) apresentou a nove propostas de emenda constitucional destinadas a tornar mais fácil a abertura de processo, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), contra deputados e senadores. O substitutivo foi aprovado por unanimidade no último dia 4 pelo plenário, em primeiro turno, e prevê que o STF poderá iniciar o processo caso a Câmara ou o Senado não se pronunciem sobre o pedido do Supremo em 120 dias. Os parlamentares continuarão com imunidade por suas opiniões, palavras e votos, mas os crimes cometidos antes da posse do deputado ou senador ficarão fora das imunidades.

Também nesta próxima semana o plenário discutirá uma emenda constitucional do senador José Roberto Arruda (PSDB-DF) que pretende efetivar, sem a necessidade de concurso público, os funcionários de empresas estatais cedidos à administração direta há mais de dez anos. O senador Romeu Tuma (PFL-SP) apresentou substitutivo à proposta, permitindo que os funcionários de autarquias e fundações cedidos há mais de cinco anos também possam ser efetivados na administração direta.

Consta também da Ordem do Dia, para apreciação na quarta-feira (dia 17), emenda constitucional que faz mudanças na lei de inelegibilidades. A proposta é originária da Câmara, mas o senador Edison Lobão (PFL-MA) foi encarregado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania(CCJ) de preparar um substitutivo ao projeto. Ele pretende acabar com os impedimentos para que cônjuge, filhos, pais, irmãos, sogrose cunhados de governadores, prefeitos e presidente da República possam se candidatar na mesma jurisdição. Para Lobão, depois que foi introduzida no Brasil a reeleição, perdeu sentido manter inelegíveis esses parentes.

O Senado fará ainda nesta próxima semana uma sessão solene em homenagem ao ex-ministro Sérgio Motta, que morreu em abril último.



10/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO VOTA DEZ MATÉRIAS NA PRÓXIMA SEMANA

Senado tem mais de 20 matérias para votação na próxima semana

Senado votou 46 matérias em uma semana

SENADO APRECIOU 14 MATÉRIAS NESTA SEMANA

SENADO VOTOU 11 MATÉRIAS NESTA SEMANA

SENADO APRECIOU 15 MATÉRIAS NESTA SEMANA