SENADO APROVOU 20 MATÉRIAS NESTA SEMANA



Duas emendas constitucionais fazem parte do total de 20 matérias aprovadas pelo Senado nesta semana (de 25 a 28 de maio): uma delas, de iniciativa do presidente da Casa, Antonio Carlos Magalhães, institui o serviço civil obrigatório, enquanto a outra, de autoria do senador Mauro Miranda (PMDB-GO), inclui o acesso à moradia entre os direitos fundamentais garantidos aos cidadãos.

As duas emendas serão enviadas à apreciação da Câmara dos Deputados, da mesma forma que o projeto criando o Programa de Estímulo ao Primeiro Emprego, e o que concede anistia de pagamento de multas a entidades sindicais envolvidas nas greves dos petroleiros de 1995.

Um dos dois projetos encaminhados à sanção presidencial durante a semana é oriundo da Câmara e visa reanimar o Proálcool, determinando a substituição de todos os carros oficiais por veículos movidos a combustíveis renováveis, no prazo de cinco anos. O outro dá o nome do falecido deputado Luís Eduardo Magalhães ao Aeroporto Internacional de Salvador.

Com o trabalho realizado durante esta semana, chegou a 181 o total de matérias apreciadas pelo plenário do Senado desde o início das atividades legislativas deste ano, em 6 de janeiro. A cifra inclui duas emendas à Constituição: a da reforma administrativa e a que alterou a situação dos militares, já promulgadas.

O plenário iniciou nesta terça-feira (dia 26) a discussão do substitutivo do senador José Fogaça (PMDB-RS) ao projeto que limita a imunidade parlamentar. A discussão da matéria em primeiro turno prossegue até quarta-feira (dia , DISCUmatéria deve estar pronta para votação no final da semana que vem.

A atividade foi intensa nas comissões do Senado durante a semana: a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) foi uma das que mais trabalhou, aprovando, entre outros, o projeto que diminui a diferença salarial entre servidores públicos dos Três Poderes.

Já a Comissão de Assuntos Econômicos aprovou, após grande debate, cinco indicações do presidente da República para membros do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), e decidiu a favor de requerimento apresentado pelo senador Jefferson Péres (PSDB-AM) solicitando a convocação do ministro da Fazenda, do presidente do Banco Central e do secretário da Receita Federal para esclarecerem a posição do governo sobre as medidas de contenção do déficit público.

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou projeto instituindo a carreira de tecnologia militar no âmbito das Forças Armadas, e a de Fiscalização e Controle enviou subcomissão a Rondônia para verificar a utilização de verbas federais.

Enquanto isso, a Comissão Mista de Orçamento recebia delegação de congressistasrussos, e a de Educação promovia, junto com sua congênere da Câmara, o IV Encontro do Parlamento Cultural do Mercosul.

MATÉRIAS APRECIADAS PELO SENADO

( de 6 de janeiro a 28 de maio de 1998 )

Projetos aprovados e enviados à sanção .............

27

Projetos aprovados e enviados à promulgação.....

91

Projetos aprovados eenviados à Câmara ...........

18

Escolha de chefes de missões diplomáticas.........

15

Escolha de autoridades ......................................

10

Emendas constitucionais aprovadas ...................

2

Total de matérias aprovadas ..........................

163

Propostas enviadas ao Arquivo ..........................

18

Total de matérias apreciadas ..........................

181

MATÉRIAS APRECIADAS PELO SENADO

( de 25 a 28 de maio )

Propostas aprovadas e enviadas à Câmara .........

4

Projetos aprovados e enviados à sanção .............

2

Projetos aprovados e enviados à promulgação.....

6

Escolha de autoridades ......................................

5

Escolha de chefes de missões diplomáticas ........

3

Total de matérias aprovadas ...........................

20



28/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO APROVOU 22 MATÉRIAS NESTA SEMANA

SENADO APROVOU 20 MATÉRIAS NESTA SEMANA

SENADO APROVOU 21 MATÉRIAS NESTA SEMANA

SENADO APROVOU SEIS MATÉRIAS NESTA SEMANA

SENADO APROVOU NOVE MATÉRIAS NESTA SEMANA

SENADO APROVOU NOVE MATÉRIAS NESTA SEMANA