SENADO PODE FIXAR EM 60 DIAS PRAZO PARA RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA



O plenário do Senado vota nesta quinta-feira (dia 28) substitutivo do senador José Eduardo Dutra (PT-SE) a projeto do senador Pedro Simon (PMDB-RS) fixando em até 60 dias após a entrega da declaração a restituição do imposto pago sobre a renda e sobre proventos de qualquer natureza. Pelo projeto, a restituição deverá ser acrescida dos juros devidos, a partir da data do desconto ou pagamento, até a data da efetiva devolução.
Conforme Simon, o prazo de 60 dias é suportável para o contribuinte e administrável para o agente tributante. Ele disse que nos países desenvolvidos a restituição dá-se no momento da declaração ou requerimento, ficando a verificação ou auditoria para o momento oportuno, o que atende ao direito do contribuinte. Em seu substitutivo, Dutra acrescentou que, caso a restituição seja feita depois de 60 dias, além dos juros normais, incidirão também juros de mora.
Também na quinta-feira, o plenário vota, em turno suplementar, substitutivo a projeto de lei da Câmara que altera a CLT para exigir que o empregador comunique por escrito, com indicação expressa dos motivos da dispensa, a despedida sob alegação de justa causa. Se comprovado que a demissão resultou de discriminação, o contrato de trabalho será restabelecido e a despedida considerada nula.
Na mesma sessão, os senadores votam projeto criando o Dia Nacional de Vacinação da Terceira Idade, assim como um programa de vacinação em idosos internados ou recolhidos em instituições geriátricas. O senador Geraldo Althoff (PFL-SC) apresentou parecer favorável à matéria, mediante substitutivo aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais.
A parte destinada aos oradores da hora do expediente da sesão da próxima quinta-feira será dedicada à comemoração do 75º aniversário de fundação dos Diários Associados, em atendimento a requerimento do senador José Roberto Arruda (PSDB-DF). Seis oradores já estão inscritos para a homenagem.
Na terça-feira (dia 26), o Senado vota em segundo turno a proposta de emenda constitucional do senador Jefferson Péres (PDT-AM) que explicita o poder das Comissões Palamentares de Inquérito de determinar a quebra do sigilo bancário, fiscal e telefônico de pessoas sujeitas à sua investigação. A iniciativa, que recebeu um substitutivo do senador Amir Lando (PMDB-RO), explicita também o poder de busca e apreensão de documentos guardados pelos investigados.
O plenário também delibera, na mesma sessão, sobre o piso salarial dos médicos e cirurgiões-dentistas, devendo ainda apovar os protocolos de Defesa da Concorrência do Mercosul e de Emenda ao Tratado de Cooperação Amazônica. Na quarta-feira (dia 27), o plenário vota projeto definindo o que é seviço sujeito ao Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

22/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon quer fixar prazo de 60 dias para restituição de Imposto de Renda

SENADO APROVA PRAZO DE 60 DIAS PARA RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

Projeto que fixa prazo de 90 dias para restituição de imposto de renda é aprovado na CAE

CAE APROVA PRAZO DE 60 DIAS PARA RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA PELA RECEITA FEDERAL

Aprovado prazo para pagamento de restituição do Imposto de Renda

Projeto que fixa prazo para restituição de imposto de renda está na pauta de terça da CAE