Senado vota projeto que institui Código de Defesa do Contribuinte



O Senado vota nesta quarta-feira (dia 27) projeto do senador Jorge Bornhausen (PFL-SC) que institui o Código de Defesa do Contribuinte. Entre outros dispositivos, o projeto impede que sejam excluídos dos benefícios fiscais e creditícios oficiais e da participação em licitações públicas os contribuintes que estejam em débito fiscal, mas contestando judicialmente esse débito.

Aprovado nas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania e de Assuntos Econômicos, o projeto, segundo seu autor, estabelece uma relação de igualdade jurídica do cidadão-contribuinte com o fisco, partindo do princípio de que os deveres e os direitos são mútuos e de que nada se presume negativamente contra um ou outro.

De acordo com o aprovado, o contribuinte que estiver contestando judicialmente seu débito fiscal ou tiver recorrido ao parcelamento de débitos com o fisco, terá direito a exigir deste certidão negativa, caso necessite comprovar que está em dia com o recolhimento de impostos.

Na mesma sessão, o Senado vota projeto revogando o cancelamento da tramitação no Congresso de acordos bilaterais firmados com o Canadá. O texto tem parecer favorável, apresentado pelo senador Roberto Saturnino (PSB-RJ) na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

25/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado adiará para dezembro votação do projeto que institui Código do Contribuinte

Senado vota quarta-feira projeto conhecido como Código do Contribuinte

Senado examinará código de defesa do contribuinte

CAE EXAMINA PROJETO QUE CRIA CÓDIGO DE DEFESA DO CONTRIBUINTE

BORNHAUSEN DEFENDE PROJETO DE CÓDIGO DE DEFESA DO CONTRIBUINTE

PROJETO DE BORNHAUSEN CRIA O CÓDIGO DE DEFESA DO CONTRIBUINTE