Senado vota projeto que responsabiliza servidor por infrações à lei previdenciária



O Senado vota na próxima terça-feira (dia 13), na sessão deliberativa ordinária que começa às 14h30, projeto de iniciativa da Presidência da República que responsabiliza diretamente o servidor público que infringir a legislação previdenciária. A lei em vigor atribui a culpa das infrações ao dirigente do órgão ou entidade da administração. Na quarta-feira, dia 14, haverá a eleição da nova Mesa do Senado.

O projeto que será apreciado pelo plenário do Senado recebeu parecer favorável do relator, senador José Fogaça (PMDB-RS), aprovado quarta-feira passada (dia 7) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A matéria já foi votada na Câmara dos Deputados.

O relator José Fogaça acolheu o argumento apresentado pelo ministro da Previdência e Assistência Social, Waldeck Ornéllas, segundo o qual o texto da lei atualmente em vigor incorre em dupla inconstitucionalidade. A primeira, diz respeito ao fato de a lei estabelecer a responsabilidade objetiva do dirigente de órgão público pelas faltas ou infrações cometidas pelo órgão ou por servidor do próprio órgão.

A segunda, está em ignorar o direito de defesa do acusado, quando determina a requisição de pagamento da multa a partir do primeiro pagamento que se seguir à requisição, sem a observação do contraditório legal. O senador argumentou que tal situação dá, muitas vezes, margem a injustiça, já que o dirigente do órgão, mesmo sem intenção de cometer qualquer infração, responde pelo erro ou negligência do funcionário.

09/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário vota projeto que responsabiliza servidor público por infrações à legislação previdenciária

CCJ aprova projeto que responsabiliza servidor público por infrações à legislação previdenciária

Aprovado projeto que responsabiliza servidor que infringir lei previdenciária, e não seu superior

SENADO VOTA PROJETO QUE INCLUI SERVIDOR NO REGIME DA CLT

SENADO VOTA NA TERÇA-FEIRA PROJETO QUE TAXA SERVIDOR

CAS vota projeto que incentiva contribuição previdenciária no setor primário