SENADO VOTA TERÇA (DIA 22) EMENDA QUE OBRIGA TRIBUNAIS A SEGUIREM DECISÕES DO STF



O plenário do Senado votará nesta terça (dia 22), em primeiro turno, a proposta de emenda constitucional de autoria do senador Ronaldo Cunha Lima (PMDB-PB) que institui o princípio do efeito vinculante das decisões do Supremo Tribunal Federal. Se aprovada, inclusive na Câmara,todos os tribunais e o Poder Executivo terão de seguir decisões sumuladas do STF.

Ronaldo Cunha Lima justifica sua proposta de mudança constitucional lembrando que a inexistência do efeito vinculante permite que qualquer juiz de primeira instância dê uma decisão diferente até mesmo sobre uma questão já votada pelo Supremo. Lembrou o caso do reajuste de 147% para os aposentados, que abarrotou os tribunais brasileiros e recebeu decisões diferentes mesmo após o STF ter-sepronunciado sobre o caso.

- O STF é, entre as Cortes constitucionais de todo o mundo, talvez a mais demandada, chegando a examinar cerca de 25 mil processos por ano, o que esgota sua capacidade, atrasando os feitos. Em algumas cortes, como a dos EUA, julga-se por ano no máximo 500 processos - assinala Ronaldo Cunha Lima.

A proposta foi aprovada pela CCJ, na forma de substitutivo apresentado pelo relator, senador Jefferson Péres (PSDB-AM). A comissão ouviujuristas, ministros de tribunais e dirigentes da Ordem dos Advogados do Brasil. Um dos últimos a falar à CCJ sobre o efeito vinculante foi o presidente do STF, ministro José Celso de Mello. Pessoalmente, Celso de Mello manifestou-se contra o efeito vinculante, mas informou aos senadores que, dos 11 ministros do STF, só ele e um outro tinham opinião contrária.

18/07/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO VOTA NESTA TERÇA EMENDA SOBRE MILITARES

Senado aprova emenda que prevê concurso público para tribunais de contas

Plenário vota nesta terça projeto que obriga emissoras a padronizarem o áudio nos comerciais

Senado aprova emenda que obriga governo a executar orçamento

Senado vota segunda-feira mudança na nomeação para tribunais de contas

Senado pode votar nesta segunda-feira emenda que obriga governo a cumprir Orçamento