Senado votará projeto sobre a comissão de vendedores e viajantes



As empresas que empregam vendedores, viajantes ou pracistas poderão ser obrigadas a pagar, numa única parcela, as comissões e percentagens resultantes das vendas realizadas a prestações. Projeto nesse sentido será votado nesta quarta-feira (30) pelo Senado e, se aprovado, permitirá que o empregado receba integralmente sua comissão, sem depender da efetiva quitação, pelo comprador, do débito remanescente.

Oriundo da Câmara, o projeto nasceu da preocupação com o fato de que muitas empresas retêm o pagamento de comissões e percentagens devidas aos vendedores viajantes até a cobrança dos valores da venda. A idéia é obrigar a empresa a pagar integralmente a comissão do empregado no momento em que o cliente paga a primeira prestação. E, para resguardar o direito do empregador, a iniciativa prevê a possibilidade de estorno posterior dos valores relativos aos pagamentos não efetivados por devedores insolventes.

Na mesma sessão, o Senado vota a proposta de emenda à Constituição do senador Nabor Júnior (PMDB-AC) que exige a renúncia, seis meses antes do pleito, do presidente da República, governadores e prefeitos que desejarem disputar a reeleição. Se aprovada, a matéria ainda vai à deliberação da Câmara dos Deputados.

Com essa emenda, Nabor Júnior disse que deseja desincompatibilizar os chefes do Executivo que quiserem se reeleger, tirando-os da condição privilegiada em que se encontram, visto que, permanecendo no cargo, é fácil usarem a máquina administrativa em favor de suas candidaturas.

Também nesta quarta-feira, o Senado vota decretos legislativos renovando permissão para o funcionamento de duas emissoras de rádio, uma em Porto Alegre (RS) e outra em Monte Alto (SP).

29/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vendedores receberão numa única parcela comissão das vendas

Audiência pública debate comissão mínima de 4% para vendedores

Comissão de Legislação Participativa votará projeto de associação de juízes

Comissão obrigatória para vendedores será discutida em audiência pública

Comissão Mista só votará LDO após Senado aprovar orçamento impositivo

CAE VOTARÁ PROJETO QUE SUBMETE AO SENADO ACORDOS COM O FMI