Senadores da CCJ debatem reforma do Judiciário com presidente do TSE
A PEC, de autoria do deputado Hélio Bicudo (PT-MG), foi apresentada em 1992 e já foi aprovada pela Câmara com substitutivo da deputada Zulaiê Cobra (PSDB-SP). A matéria tramita há um ano no Senado. Nesse período a CCJ realizou quatro audiências para ouvir autoridades do Poder Judiciário sobre o assunto.
A idéia da proposta é dotar o Judiciário de mecanismos que possam acelerar os prazos e tornar mais transparentes os procedimentos sobre os processos. Apesar de a matéria ser polêmica, alguns temas têm recebido aprovação da maioria dos juristas, como é o caso da súmula vinculante - instrumento que estabelece que decisões já deferidas pelo Supremo Tribunal Federal não serão objeto de novos processos nas instâncias judiciais inferiores. A súmula é apontada como um bom recurso para "desafogar" o Judiciário.
Além da audiência com Jobim, está prevista a apreciação de uma pauta composta por 17 itens, entre eles projeto da Câmara que estabelece a gratuidade de assistência jurídica para as pessoas que precisarem fazer exame de DNA, com fins de prova de filiação, e que não possam pagar pelos serviços.
24/09/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ministro da Justiça e presidente do STF debatem reforma do Judiciário
Presidente do Supremo Tribunal e ministro da Justiça debatem reforma do Judiciário na CCJ
Senadores debatem reforma do Judiciário com representantes de procuradores, advogados e magistrados
Senadores debatem reforma política com a presidente do TSE nesta quinta
Defensores públicos debatem reforma do Judiciário na CCJ
APROVADOS PELA CCJ PARA O STJ DEBATEM REFORMA DO JUDICIÁRIO