Siba: votação é oportunidade de iniciar debate sobre uma política salarial duradoura
O senador Sibá Machado (PT-SC) apontou que a votação da medida provisória (MP 182/04) que fixa o valor do salário mínimo em R$ 260 é uma boa oportunidade para o PT iniciar o debate acerca da construção de uma política salarial de longo prazo e -acabar, de uma vez por todas, com o leilão de quem dá mais-, referindo-se aos vários patamares de reajuste do mínimo sugeridos pelos parlamentares. Para Sibá, é importante que o governo construa uma política salarial tão duradoura como a que foi criada por Getúlio Vargas.
Sibá garantiu que votava com a consciência tranqüila a favor da proposta do governo e lembrou que o ex-presidente Fernando Henrique prometeu em seu programa eleitoral dobrar o salário mínimo em quatro anos, saindo oito anos depois sem cumprir a promessa. Ao contrário, disse o parlamentar, no governo anterior as condições de emprego foram tão precárias, que os trabalhadores desistiram de reivindicar reajuste de salários para lutar apenas por sua permanência no trabalho.
O senador disse que tinha autoridade para falar sobre o tema porque viveu 25 anos dependendo do salário mínimo, com apenas dois anos de carteira assinada.
17/06/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
CCJ vai iniciar debate sobre o fim da análise dos chamados 'Ofícios S'
CDH debate política salarial de aposentados e pensionistas
VOTAÇÃO DO PISO SALARIAL FOI ANTECEDIDA DE DEBATE
Comissão de Orçamento pode iniciar nesta semana votação do relatório sobre o PPA
Presidente da Comissão de Economia quer iniciar o debate sobre a Alca
Mauro Miranda defende política sólida e duradoura para o setor agropecuário