SIGILO SOBRE DADOS E REPRODUÇÃO ASSISTIDA ESTÃO NA PAUTA DA CCJ



Projetos definindo regras para para a proteção de informações pessoais contidas em bancos de dados e estabelecendo normas para as técnicas que regem a reprodução assistida estão entre as matérias que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania examina na próxima quarta-feira (dia 5), em reunião marcada para as 10h.
Os dois projetos foram apresentados pelo senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE). Em defesa do primeiro, o parlamentar diz que 14 países europeus já aprovaram legislação sobre esse assunto, reconhecendo a rápida expansão dos bancos de dados de empresas e órgãos públicos, em razão das facilidades propiciadas pela informática.
Alcantâra manifesta a sua preocupação com a possibilidade de que esses bancos coloquem pessoas em risco com a divulgação de informações sigilosas, especialmente dados pessoais restritos, como opiniões políticas e religiosas, crenças e ideologias. Em defesa do projeto sobre reprodução assistida, Alcântara diz que é necessário definir penas para crimes que podem ser praticados nesta área, como a produção e o implante de mais de quatro embriões na mulher receptora e a destruição ou cessão de embriões.
Também aguardam deliberação da CCJ duas emendas à proposta de emenda constitucional que cria um Fundo de Combae e Erradicação da Pobreza, assim como dois projetos oriundos da Câmara reestruturando os tribunais regionais federais. A comissão deve deliberar também sobre projeto fixando novas normas para a prestação voluntária de serviços administrativos e de serviços auxiliares de saúde e de defesa civil nas polícias militares e nos corpos de bombeiros.

03/04/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


SIGILO SOBRE DADOS E REPRODUÇÃO ASSISTIDA ESTÃO NA PAUTA DA CCJ

CAS promove discussão sobre reprodução assistida

CAS promove audiência sobre reprodução assistida

CCJ DEBATE COM ESPECIALISTAS PROJETO SOBRE REPRODUÇÃO ASSISTIDA

CAS realiza nova audiência pública sobre reprodução assistida

CAS examina projetos sobre reprodução assistida e planos de saúde