Simon sugere cronograma para votação da PEC paralela
Durante a votação dos requerimentos de destaque para votação em separado de emendas apresentadas à proposta de emenda à Constituição (PEC) nº 67/03, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) apresentou em Plenário um calendário para tramitação da PEC nº 77/03, a chamada PEC paralela, que altera a reforma da Previdência. A proposta de Simon foi encaminhada ao presidente do Senado, José Sarney. Pelo cronograma apresentado, a PEC paralela poderia ser votada até 15 de dezembro, desde que os líderes concordem com a redução de prazos regimentais.
O senador Efraim Morais (PFL-PB) desafiou as lideranças do governo a assinar a proposta de Simon. Para Efraim, líder da minoria, se os líderes do governo não subscrevessem o cronograma, "é porque não existe nenhuma proposta paralela".
Aceitando o desafio de Efraim, o líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), assinou a proposição de Simon. Ele reafirmou o compromisso do governo de aprovar o mais rapidamente possível a PEC paralela, mesmo sem que haja necessidade de convocação extraordinária do Congresso Nacional.
O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), admitiu a "quebra de interstícios", mas enfatizou a necessidade de uma reunião de líderes para definir a questão. Antes disso, ele já havia anunciado que a bancada de seu partido vai discutir se vai legitimar ou não a tramitação da PEC paralela, "para a qual torcemos o nariz".
27/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Parlamentares definem cronograma de votação da LDO para 2002
Serys busca entendimento para cumprir cronograma de votação da LDO
Veja o cronograma para votação das proposições da reforma política na CCJ
Colégio de líderes deverá elaborar cronograma para votação de PECs
Colégio de Líderes deve reunir-se para decidir cronograma de votação de PECs
CMO altera cronograma, mas mantém data de votação do relatório final do Orçamento para 2009