Siqueira quer incluir Norte-Sul no programa de privatização



O senador Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO) pediu nesta quarta-feira (dia 1º) que o governo federal inclua a Ferrovia Norte-Sul no programa de privatização ou garanta os recursos necessários à sua conclusão. Segundo ele, a iniciativa privada tem demonstrado interesse em assumir o restante da obra.

Para Siqueira, interesses contrários à exportação da soja produzida no Tocantins, no Maranhão e no Mato Grosso poderiam estar impedindo a conclusão da obra até Brasília. O senador explicou que a soja transportada por ferrovia chegaria ao porto maranhense de Itaqui a um preço imbatível no mercado internacional.

Ele apontou como exemplo de investimento privado a construção da usina hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, construída sem dinheiro público em menos de quatro anos. A usina faz parte de uma série de obras que serão inauguradas no próximo dia 5 pelo governo de Tocantins, informou Siqueira. Também serão inaugurados o aeroporto internacional de Palmas e um grande terminal rodoferroviário, além de ponte sobre o rio Tocantins. Em aparte, o senador Pedro Piva (PSDB-SP) disse que a ferrovia Norte-Sul "é um anseio antigo", e que precisa ser finalizada.

01/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS DEFENDE PRIVATIZAÇÃO DA FERROVIA NORTE-SUL

EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS: PRIVATIZAÇÃO E EMPRÉSTIMO VIABILIZAM NORTE-SUL

Mozarildo quer incluir projetos sobre fronteira norte do país no esforço concentrado

Eduardo Siqueira Campos quer que o governo invista dinheiro do FNO na Ferrovia Norte-Sul

Osmar Dias quer incluir meio rural no programa habitacional do governo

Eduardo Siqueira Campos quer expandir programa de transporte escolar