TEBET DIZ QUE CPI DO JUDICIÁRIO É TRINCHEIRA CONTRA IMPUNIDADE



"A CPI do Judiciário é a trincheira da sociedade contra a impunidade, pois pela primeira vez na história do Brasil estamos mostrando que ninguém é intocável", comentou o senador Ramez Tebet (PMDB-MS), ao analisar os trabalhos desenvolvidos até agora pela Comissão Parlamentar de Inquérito que está apurando denúncias de irregularidades no Poder Judiciário.
Presidente da CPI do Judiciário, Tebet disse que a comissão aumentou suas responsabilidades ao conquistar a confiança da população brasileira. Ele observou que o sucesso dos trabalhos pode ser medido pelo número de denúncias que chegaram até o momento na secretaria da comissão: aproximadamente 3.600, das quais 3.470 já foram catalogadas.
- Estamos trabalhando para o fortalecimento das instituições. Se a CPI não tem o condão de punir os faltosos, por outro lado ela pode averiguar os fatos que atentam contra a honorabilidade do Poder Judiciário. Não estamos investigando todas as denúncias que chegam por completa impossibilidade, mas todas elas serão encaminhadas a quem de direito - explicou Tebet.
O senador pelo Mato Grosso do Sul destacou que a CPI não provocou qualquer crise entre os poderes da República e ainda contribuiu para que a reforma do Judiciário tivesse sua tramitação acelerada no Congresso Nacional. Sobre o assunto, Tebet defendeu a criação de um órgão de controle externo do Judiciário. Ele disse que pelas denúncias que têm chegado ao Senado, o atual sistema de corregedorias não está funcionando a contento.
Fazendo um balanço dos trabalhos da CPI do Judiciário até o momento, Ramez Tebet disse que a avaliação é positiva. Ele comentou que o não comparecimento dos juízes Asdrubal Zola Vasques Cruxên, ex-titular da Vara de Órfãos e Sucessões do Distrito Federal, e Luiz Beethoven Giffoni Ferreira, ex-titular da Vara da Infância e do Adolescente de Jundiaí, para prestar depoimento, não comprometeram o trabalho da comissão parlamentar de inquérito.

24/11/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim: CDH é uma trincheira de resistência contra todo tipo de violência e discriminação

Imunidade deixa de ser sinônimo de impunidade, afirma Tebet

Judiciário apresenta sugestões para o combate à impunidade e à lentidão da Justiça

Grazziotin faz manifestação contra a impunidade

Manifestação em Vitória protesta contra impunidade

Simon diz que sem lutar contra a impunidade não há combate à corrupção