Tião Viana pede à Câmara aprovação do projeto que trata da produção e importação de soro antiofídico



O senador Tião Viana (PT-AC) fez um apelo à Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (15), pela aprovação de projeto de lei de sua autoria que trata da produção e importação de soro antiofídico. O senador informou que a matéria (PL 2413/03) encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania daquela Casa, na qual já recebeu voto favorável do relator, deputado Gonzaga Patriota. A proposta, ressaltou, vai beneficiar mais de 20 mil pessoas, apenas na Amazônia.

Atendendo à solicitação de Tião Viana, o presidente do Senado, José Sarney, prometeu pedir ao presidente da CCJ da Câmara, deputado Tadeu Filippelli, prioridade na aprovação do projeto, que tramitou no Senado como PLS 170/02.

A medida proposta, disse Tião Viana, que é médico, vai evitar a morte por picada de animais peçonhentos, especialmente serpentes, escorpiões e aranhas. O senador informou que o número de vítimas cresceu cerca de 400% na última década. Em 2008, ressaltou, foram 94 mil casos de ataques desses animais em todo o país, dos 241 mortes.

Tião Viana informou que no Brasil ocorrem 26.156 acidentes com serpentes por ano, dos quais 7.563, na Região Norte; 6.556, no Nordeste; 6.696, no Sudeste; 2.727, no Sul; e 2.614, no Centro-Oeste.

- Que [Sarney] possa, em nome da Casa, enviar uma cópia do meu pronunciamento e um apelo ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados para que ele possa tratar com sensibilidade e colocar em votação essa matéria - pediu Tião Viana.



15/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana propõe mudança na fabricação do soro antiofídico

Aprovado projeto que obriga metade do soro antiofídico do país a ser liofilizado

USP estuda alternativa ao soro antiofídico

Soro antiofídico poderá ser vendido sob a forma liofilizada

Metade do soro antiofídico produzido no país deve dispensar refrigeração

Tião Viana pede aprovação rápida da reforma do Judiciário