Tião Viana pede aprovação rápida da reforma do Judiciário



O senador Tião Viana (PT-AC) pediu o auxílio do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, nos esforços pela aprovação da proposta de reforma do Judiciário, que tramita no Congresso Nacional desde 1992. Tião Viana fez a ressalva de que o texto a ser adotado deve ser diferente do que se encontra pronto para votação no Senado que, segundo ele, atende a interesses corporativos. Para o senador, a reforma do Judiciário será um instrumento importante no combate à violência.

Durante a audiência pública com o ministro da Justiça nesta quarta-feira (24), Tião Viana apresentou dados sobre o aumento da criminalidade nos últimos anos. Segundo ele, em 2000 houve 17 mil homicídios no Rio de Janeiro. Outro dado destacado por ele diz respeito à ineficiência do aparelho policial: em São Paulo, no ano passado, 90% dos homicídios não foram elucidados.

Tião Viana chamou a atenção para o déficit do sistema prisional - segundo ele, 15 mil detentos permanecem presos em delegacias paulistas. Na avaliação do senador, não há construção de presídios capaz de resolver o problema, uma vez que presídios federais de médio porte comportariam apenas 800 presos.

- Precisamos romper com este ciclo, do contrário estaremos enxugando gelo. São necessárias intervenções macro, mas também medidas pontuais de alto impacto, baixo custo e fácil governabilidade - disse o senador, dando como exemplo o ataque à criminalidade em horários nos quais ocorre maior incidência de delitos.



24/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministro do TST defende aprovação rápida de reforma do Judiciário

Mercadante prevê rápida aprovação da reforma do Judiciário, que poderá ser votada até o final do mês

Tião Viana diz que reforma do Judiciário pode ser votada em 90 dias

Tião Viana defende votação da Reforma do Judiciário no período de convocação do Congresso Nacional

Vidigal pede "fatiamento" da reforma e Tião Viana diz que é contra

Tião Viana pede à Câmara aprovação do projeto que trata da produção e importação de soro antiofídico