TUMA DIZ QUE O PROJETO DO CÓDIGO CIVIL É O VIÁVEL



"Satisfazer a todos e a tudo é uma missão impossível", disse hoje (dia 25) o senador Romeu Tuma (PFL-SP) ao anunciar que o projeto de Código Civil em discussão no Senado "é o projeto do possível, do viável, do realizável, da virtuosa medida da nacionalidade".

Ele elogiou o trabalho do senador Josaphat Marinho (PFL-BA) e a argúcia da vontade política do presidente da Casa, senador Antonio Carlos Magalhães, dizendo que, sem eles, hoje o Senado não estaria se dedicando a uma missão de tão valioso significado político.

Romeu Tuma explicou que a linguagem do código em discussão é tão clara e acessível aos cidadãos "quanto permitem o inevitável e recomendável conjunto de termos consagrados no dizer e escrever jurídicos". Conforme acentuou, a precisão dos enunciados "torna menos árduo para a população familiarizar-se com o processo civil".

O senador disse que, desde domingo, com a discussão projeto de Código Civil, o Senado "vem escrevendo uma memorável página da história legislativa, resultante de mais de 20 anos de madura e detida reflexão do Congresso Nacional, ao longo de seis legislaturas".



25/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DO PROJETO DE CÓDIGO CIVIL

Vai à sanção projeto que altera Processo de Código Civil

CCJ APRECIA PROJETO QUE MODIFICA O CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

PROJETO DE CÓDIGO CIVIL TRAZ ALTERAÇÕES NO DIREITO DE FAMÍLIA

SENADO APROVA PROJETO DO NOVO CÓDIGO CIVIL POR UNANIMIDADE

COMISSÃO ESPECIAL APROVA PROJETO DE NOVO CÓDIGO CIVIL