Tuma pede que Congresso ouça representante da CIA no Brasil



O senador Romeu Tuma (PFL-SP) anunciou que apresentará requerimento à Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência para convidar o "representante" da agência de inteligência dos Estados Unidos, a CIA, no Brasil. Tuma quer ouvir dele se passou informações ao dirigente da empresa de investigações Kroll, Frank Holder, sobre o comportamento de autoridades brasileiras na disputa entre fundos de pensão e o banco Opportunity pelo controle da Brasil Telecom.

A informação foi publicada pelo jornal Folha de S. Paulo e constaria de relatório preparado pelo dirigente da Kroll. A matéria não traz o nome do "representante da CIA" no Brasil. O senador afirmou que caberá à comissão do Congresso entrar em contato com a embaixada norte-americana para obter o nome. Ainda de acordo com o jornal, o relatório da Kroll menciona Romeu Tuma como pessoa simpática à Telecom Italia, sócia da Brasil Telecom e, à época, também em atritos com o Opportunity.

O senador informou ainda que enviará ofício ao ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, perguntando que providências ele tomou depois da reportagem da Folha de S. Paulo.

- Isso é quebra de soberania. Isso não é aceitável e me assustou. O que nossas autoridades estão fazendo para esclarecer o assunto? - indagou Romeu Tuma.

Tuma recebeu o apoio, em apartes, dos senadores Magno Malta (PL-ES), Welington Salgado (PMDB-MG) e Heráclito Fortes (PFL-PI).

31/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Representante do Ministério da Cultura pede apoio do Congresso para estimular economia criativa

Mesquita Júnior pede que Senado ouça líderes do MST

Tuma pede que Congresso examine com urgência MP sobre soldos dos militares

Valmir Amaral pede que Lula ouça clamor das ruas

PT pede que Conselho de Ética ouça jornalistas sobre grampos na Bahia

Magno Malta pede ao governo que ouça estados produtores sobre os 'royalties' do petróleo