Valadares quer limitar pagamento de dívida das prefeituras com a Previdência



Ao informar que diversas prefeituras do país estão enfrentando sérias dificuldades financeiras devido ao seu endividamento com a Previdência Social, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) defendeu em Plenário a aprovação, pelo Congresso, de um mecanismo estabelecendo que a parcela da dívida com a Previdência a ser cobrada dos municípios não ultrapasse 13% de suas receitas.

Segundo o senador, há prefeituras sendo obrigadas a retirar 40% de suas receitas totais para depositar nas contas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ele lembrou que esse depósito é compulsório, sob pena de haver uma intervenção no município.

Valadares opinou que o ideal seria o Senado incluir o teto de 13% no texto de alguma medida provisória que esteja tramitando na Casa. Se não for feito dessa forma, ele apresentará projeto propondo a limitação.

Em aparte, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) sugeriu a aprovação de projeto do então senador José Alencar (PRB-MG) que fixa em 5% da receita corrente líquida o limite para pagamento das dívidas dos estados e municípios.

Outro assunto abordado pelo senador foi a regulamentação, pelo Conselho Monetário Nacional, de parte da Lei 11.322, que autoriza a renegociação de dívidas de agricultores. Como só foram beneficiados na regulamentação os que contraíram dívidas através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do antigo Programa Especial de Crédito da Reforma Agrária (Procera), Valadares pediu a extensão do benefício aos demais produtores com endividamento até R$ 100 mil.

O parlamentar também apresentou condolências às famílias das vítimas do acidente com o avião da Gol, ocorrido no dia 29 de setembro, expressando sua consternação. Ele fez uma menção especial à tripulação da aeronave e aos quatro passageiros que tinham o estado de Sergipe como destino final.



10/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valadares anuncia emendas para limitar pagamentos de prefeituras ao INSS

VALADARES QUER LIMITAR DIVULGAÇÃO DE PESQUISAS ELEITORAIS

Jucá diz que Congresso deve limitar pagamentos das prefeituras ao INSS

Saturnino quer limite para pagamento de dívida

ADEMIR QUER ALTERAR A CONSTITUIÇÃO EM RELAÇÃO AO PAGAMENTO DA DÍVIDA

Hélio Costa quer reduzir comprometimento da receita dos estados com pagamento da dívida