Valmir Amaral quer adição de ferro e ácido fólico à farinha



O senador Valmir Amaral (PMDB-DF) apresentou projeto que determina a adição de ferro e ácido fólico às farinhas de trigo e milho comercializadas no país e tramita na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Segundo o parlamentar, a adição desses nutrientes ao cereal reduziria os índices de anemia na população, principalmente entre as crianças, a um custo quase insignificante para os produtores.

Estimativas citadas pelo senador revelam que cerca de 45% das crianças até cinco anos apresentam algum grau de anemia. Além delas, as gestantes também compõem um grupo de risco com essa carência, que pode levar ao nascimento de bebês com baixo peso e má-formação congênita.

O senador salientou ainda que estão sob risco de deficiência de ácido fólico as lactantes, os alcoólicos, as pessoas com deficiência no funcionamento dos rins e fígado e os usuários de medicamentos que interferem no metabolismo desse nutriente.

Ao ressaltar a importância do ácido fólico na infância e gravidez, Valmir Amaral afirma na justificação do projeto que esse nutriente é uma forma de vitamina B necessária à produção e manutenção de novas células, especialmente importante em períodos de multiplicação e crescimento celulares rápidos, como nessas duas fases da vida humana.



24/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS aprova adição de ferro e ácido fólico às farinhas de trigo e milho

CAS aprova adição de ferro e ácido fólico às farinhas de trigo e milho

CRA aprova projeto que obriga a adição de ferro e de ácido fólico às farinhas

Ferro e ácido fólico poderão ser adicionados a farinhas para prevenir doenças

CAE discutirá projeto que prevê adição de fécula de mandioca à farinha de trigo

Valmir Amaral quer o fim da "indústria das multas"