Valter Pereira quer derrubar vetos à MP que trata de dívidas dos municípios



Ao comentar, nesta quinta-feira (16), a 12ª Marcha dos Prefeitos a Brasília, o senador Valter Pereira (PMDB-MS) pediu apoio dos parlamentares para derrubar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a emendas à Medida Provisória 457/09, que trata do parcelamento de dívidas dos municípios com a Previdência Social. Uma das emendas vetadas determina correção da dívida consolidada das prefeituras com base na Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) e não pelo Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic), que é mais alta, acrescido de 1% de juros. A outra, prevê encontro de contas das prefeituras com a Previdência Social.

- Os prefeitos podem cair numa armadilha pelo aumento que suas dividas podem alcançar e torná-las impagáveis - alertou.

O senador também recomendou que os prefeitos pressionem a Câmara dos Deputados para garantir a aprovação da emenda constitucional 29/00, que determina os percentuais mínimos a serem aplicados em saúde pelas três esferas do poder público. Pela emenda, já aprovada no Senado, os municípios terão de aplicar 12% de seus orçamentos; os estados, 15%; e a União deverá aplicar, no mínimo, o valor investido no ano anterior, corrigido de acordo com a variação do Produto Interno Bruto (PIB).

Valter Pereira ressaltou que os municípios são prejudicados pela distribuição desigual das receitas, o que considerou "centralismo que desequilibra a representação federativa". O senador informou que à União são destinados cerca de 60% das receitas geradas no país por tributos e contribuições, enquanto que os estados ficam com 25% e os 5567 municípios com os 15% restantes.



16/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valter Pereira quer que a União rediscuta dívidas dos estados e municípios

Valter Pereira defende redução dos juros no alongamento das dívidas dos municípios com o INSS

Valter Pereira quer votação imediata de 'royalties' e apresenta emenda preparada pelos municípios

Valter Pereira defende aprovação da PEC que trata da demarcação de terras indígenas

Valter Pereira contesta Simon sobre projeto que trata da inviolabilidade de escritório de advogado

Patrocínio quer derrubar vetos ao Plano de Educação