"VISITA DE FHC FOI POSITIVA PARA O NORDESTE", DIZ WALDECK ORNELAS



O senador Waldeck Ornelas (PFL-BA) disse hoje (dia 30) que, com o anúncio de três projetos para a região de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), feito pessoalmente por Fernando Henrique Cardoso no último fim de semana, "a visita do presidente foi positiva e proveitosa para o Nordeste".

Num dos projetos, o Programa de Apoio e Desenvolvimento à Fruticultura Irrigada no Nordeste, implementado conforme um modelo associativo entre governo federal e iniciativa privada, haverá um acréscimo anual de 100 mil hectares irrigados na região, totalizando 1 milhão de hectares em dez anos, ressaltou o senador.

Ele disse que, com previsão de investimentos da ordem de R$ 600 milhões anuais, a um custo de R$ 6 mil por hectare, o programa gerará 150 mil empregos a cada 100 mil hectares irrigados, e garantirá uma produção de 2 milhões de toneladas de frutas tropicais/ano, 70% delas destinadas à exportação.

O presidente da República também comprometeu-se, em Juazeiro, a implementar o Projeto Salitre, conforme Waldeck Ornelas, "maior reivindicação do município". A seu ver, o compromisso representa uma retomada da política de irrigação voltada particularmente para o Nordeste.

O senador afirmou, ainda, que Fernando Henrique fez referências à Hidrovia do São Francisco, que se encontra em fase de sinalização e balizamento, e potencializará a utilização do porto de Juazeiro, cuja construção será assumida pela iniciativa privada, conforme edital de licitação publicado pelo governador da Bahia, Paulo Souto.

A avaliação conjunta dos três projetos, na opinião de Ornelas, permite "a antevisão de um futuro promissor para a região da bacia do São Francisco e, portanto, para o Nordeste".

30/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Waldeck Ornélas sugere saída para superação das desigualdades sociais

Projeto de Waldeck Ornélas impõe rigor para certificados de assistência social

Waldeck Ornélas apela para que senadores votem com consciência no Conselho de Ética

Waldeck Ornélas propõe tramitação rápida para projetos de comissão temporária e temática

Waldeck Ornelas defende Os previdenciários

Waldeck Ornelas: discurso de ACM foi de um estadista