Waldeck Ornélas sugere saída para superação das desigualdades sociais
Crescimento econômico combinado a desconcentração do desenvolvimento nacional. Essa é a fórmula sugerida pelo senador Waldeck Ornélas (PFL-BA) para superação das desigualdades sociais no país. Ex-ministro da Previdência, ele assinala os avanços que a rede de proteção social montada pela gestão passada proporcionou às condições de vida da população, mas admite que isso não é suficiente para solucionar o problema.
Paralelamente a essa iniciativa, o senador considera fundamental a retomada de uma política de desenvolvimento regional específica para as áreas mais pobres do país, em especial para a Região Nordeste. Ornélas justifica seu argumento em favor do Nordeste lembrando que essa é a região mais populosa dentre as menos favorecidas do país, constituindo, portanto, foco de concentração de pobreza.
O parlamentar baiano também destacou a importância da Previdência Social para a população nordestina, que, segundo estudos recentes, receberia cerca R$ 4,1 bilhões em benefícios. Em contrapartida, comparou, a economia tradicional do semiárido gera apenas R$ 3,5 bilhões.
- A Previdência, que eu tive a honra de dirigir, é mais importante no Nordeste que a tradicional economia de subsistência, do ponto de vista de geração de renda para a população - comentou Ornélas.
Diante desse quadro, o senador afirma que ou se cria uma economia estável nessa região ou o país não conseguirá superar o fosso das desigualdades sociais, que relega milhões de brasileiros a situação de extrema pobreza.
20/01/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
"VISITA DE FHC FOI POSITIVA PARA O NORDESTE", DIZ WALDECK ORNELAS
Projeto de Waldeck Ornélas impõe rigor para certificados de assistência social
Waldeck Ornélas apela para que senadores votem com consciência no Conselho de Ética
Waldeck Ornélas propõe tramitação rápida para projetos de comissão temporária e temática
Waldeck Ornelas defende Os previdenciários
Waldeck Ornelas: discurso de ACM foi de um estadista