Waldir Pires será convidado a debater situação do tráfego aéreo brasileiro



A Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) aprovou, nesta quarta-feira (8), requerimento de seu presidente, senador Heráclito Fortes (PFL-PI), para a realização de audiência pública, no próximo dia 21, a fim de discutir com o ministro da Defesa, Waldir Pires, o sistema de tráfego aéreo no Brasil e buscar soluções que contribuam para seu melhor funcionamento. Serão convidados a participar do debate, além do ministro, o Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Luiz Carlos Bueno; o presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Proteção ao Vôo, Jorge Botelho; e os presidentes da Infraero, Brigadeiro José Carlos Pereira; da Agência Nacional de Aviação Civil, Milton Zuanazzi; e do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviários, Marco Antônio Bologna.

Também na reunião desta quarta, a comissão aprovou requerimento do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) para realização de uma segunda audiência pública que irá tratar da situação dos investimentos do governo federal nos sistemas de trens metropolitanos no país. A CI convidará para o debate os ministros do Planejamento, Paulo Bernardo, e das Cidades, Márcio Fortes, bem como o diretor-presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), João Luiz da Silva Dias.

A comissão aprovou, ainda, o Projeto de Decreto Legislativo 388/05, de autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que autoriza o Poder Executivo a implantar o gasoduto Urucu-Porto Velho, na região Norte do país.

O gasoduto, a ser desenvolvido pela Petrobras, deverá levar o gás natural de Urucu, no Amazonas, para substituir o óleo dieselna operação da usina termoelétrica de Porto Velho (RO), gerando 330 MW de potência. Segundo a Petrobras, o volume de gás a ser transportado permitirá, ainda, o fornecimento de energia elétrica adicional aos estados do Amazonas e do Acre.

A CI também aprovou requerimento da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) para criação de uma Semana da Ciência e Tecnologia, a ser celebrada anualmente no âmbito do Senado Federal, no mês de outubro, com o objetivo de mobilizar a população brasileira para questões científicas, enfatizando o papel da ciência no seu dia-a-dia e demonstrando a importância do tema para a saúde e o desenvolvimento do país.



08/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Três comissões irão debater situação do sistema de tráfego aéreo brasileiro

CPI do Apagão Aéreo propõe auditoria internacional no sistema de controle de tráfego aéreo brasileiro

Mercadante defende Waldir Pires de acusações do PFL

Antonio Carlos diz que Waldir Pires assume posição partidária

ACM critica Lula por manter Waldir Pires no Ministério Defesa

César Borges acusa Waldir Pires de perseguição aos prefeitos baianos